terça-feira, maio 30, 2006

Recife





Acabei de dar uma volta em Recife com o Fred. Consegui as passagens a 50 pilas da Gol. Adorei a cidade! Além de muito bonita, tem uma energia pulsante e muita coisa cultural acontecendo, principalmente em música, artes visuais e cinema.

Fiquei pouco tempo, mas deu para visitar a Fundação Joaquim Nabuco, o ateliê de José Patrício, o MAMAM, o MAMAM no Pátio, a Galeria Mariana Moura, entre outros lugares. Fora isso, tem novos lugares sendo reformados para serem centros culturais.

Os butecos de Recife antigo são massa. Mesinhas na rua e galera animada. A Galeria Joana d'Arc também é um lugar bacana. Tem lugares bons para comer e beber, que fecham tarde e algumas lojas - uma delas de jovens estilistas locais.

Uma das coisas que achei mais legal, é que apesar de ser uma cidade turística, ela não é voltada para o turismo. Tem todo uma dinâmica própria. Os preços são bem razoáveis e as pessoas muito legais. Além disso, é a primeira cidade pra lá de São Paulo que não falam inglês comigo. :)

O problema são os tubarões... Um mar maravilhoso e cheio dos bichanos. Em resumo, não dá para entrar no mar, só se for para as cidades vizinhas. A maioria das teorias diz que com a construção do porto novo, acabou a comida dos tubarões e eles foram para a praia. Todos os meses alguém é mordido.

Fomos também para Olinda. Além do camarão no jerimum (moranga ou abóbora dependendo do prato) com molho de maracujá e coco, acompanhado de arroz de lula, as casinhas preservadas e muitas igrejas, a cidade é cheia de altos e baixos, com vistas muito bacanas para Recife. Mas lá sim, a cidade é turística e é um saco! Um monte de guias oferecendo para levar as pessoas para cima e para baixo e preços turísticos... achei chato. Mas a beleza dos lugares compensa.

Pena que Recife não é aqui do lado. Tô louca pra voltar correndo!

3 comentários:

Fábio Fonseca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Aqui no Recife se pode entrar no mar sim, só há perigo depois dos arrecifes ou quando a maré está muito cheia; sempre vou à praia aqui e nunca aconteceu nada.

camila gonzatto disse...

Legal saber disso! Vai ver na época que eu fui lá, estava no auge das conversas com os tubarões.