quinta-feira, maio 25, 2006

mais Da Vinci

Eu estava olhando o site da National Gallery de Londres e me deparei com uma chamada que me chamou a atenção: "The Real Da Vinci Code - Discover the facts behind the fiction". Cada um puxa a brasa para o seu assado mesmo. O pessoal do Museu, aproveitou o lançamento do filme e o fato de ser o único museu da Inglaterra a ter uma peça do Da Vinci no acervo e colocou como peça do mês a The Virgin of the rocks. Tem vários textos e eles se propõem a explicar "The hidden Leonardo".

A outra Virgin of the Rocks está no Louvre. No site da National Gallery diz que o Leonardo fez duas pinturas com o mesmo nome, porque quem encomendou não pode pagar e ele, meio chateado, acabou vendendo a primeira. Depois, quando a igreja que encomendou teve o dinheiro, ele fez outra. Mas, já li uma versão de que a primeira pintura não foi aceita pelo cliente, porque distorcia, de alguma forma, a cena retratada. Fato não raro nas obras de Leonardo, que foi muito original em suas telas. Eu realmente gosto muito! Fiquei muito encantada com as obras que vi no Louvre. Mas, comentários a parte, é uma boa oportunidade para conhecer mais sobre o artista.

Nenhum comentário: