quinta-feira, maio 13, 2010

O mundo está longe de acabar


Nessa sexta, entra em cartaz o filme Antes que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo. Gosto dos curtas da Ana pelo ponto certo em que ela sempre chega. O estilo é simples (no melhor dos sentidos), o olhar é delicado, as coisas estão na medida. Com o longa não é diferente. Vi o filme na pré-estreia e fiquei muito feliz com o que vi. Os personagens são pessoas comuns, sem cair em clichês. Até os papéis mais difíceis, falo em papéis sociais, como o do pai de criação, escolhem a direção oposta ao drama que normalmente envolve pais e filhos. Por que não ter uma família legal? Ana faz isso ser possível, sem ser piegas.

Daniel, o adolescente protagonista, vive no filme situações comuns de sua idade: escolha profissional, decisão entre sair ou ficar no interior após acabar o ensino médio, uma namorada que quer-mas-não-quer e uma irmã pestinha (e divertidíssima!) que vive o provocando. Não bastasse o dia-a-dia já dividido entre a escola e tentar (re)conquistar Mim, a sua namorada – mas que também é o amor/desejo de seu melhor amigo –, o pai biológico de Daniel começa a escrever cartas e tentar uma aproximação com o filho que nem conhece. Sem saber como lidar com a situação, seu mundo vai bagunçando, bagunçando e até a sua bicicleta é roubada.

Com leveza, bom humor e muitas pedaladas, vamos acompanhando a aproximação de Daniel com o pai, que acaba abrindo seus horizontes com as lindas fotos que manda, mostrando que o mundo é bem maior. Um ponto de destaque são justamente essas fotos, muitas delas clicadas pelo ótimo Fabio del Re, que aparecem animadas no filme.

Bom, acho que já dei uma palhinha sobre o filme. Então, nesse fim-de-semana, compra o teu ingresso e vai no teu cinema preferido conferir. A história encanta jovens e adultos.

Aqui você acessa o site do filme e, abaixo, o trailer oficial:



Você também pode seguir o filme no Twitter (@antesmundoacabe) e no Facebook.

Nenhum comentário: