terça-feira, novembro 13, 2007

Videoarte no jardim

Está em cartaz, em Porto Alegre, a terceira edição do projeto Videoarte nos Jardins do Dmae. A iniciativa é da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Prefeitura. O projeto é bem legal por si só - traz trabalhos em videoarte e os exibe em um espaço até então muito pouco utilizado (uma linda praça na sede do Dmae - rua 24 de Outubro, 200).

Esse ano, o projeto foi além e convidou artistas locais para produzir um filme, em 16mm, para ser exibido junto com trabalhos do alemão Julian Rosefeldt. Os artistas daqui são o Luiz Roque e a Mariana Xavier, que juntos, fizeram o filme Piknik. O filme traz elementos de trabalhos anteriores do Luiz, como a fumaça que surge em determinado momento, pintando a cena, e as plantas. Só que dessa vez, há também uma pequena narrativa com personagens, cujo comportamento é alterado pela fumaça. Esta é a parte nova, a fumaça de certa forma interage com as pessoas.

O Luiz também fez um filme individual chamado Treinamento. Ele me disse que é uma brincadeira com filmes de guerra. Mas em tempos de Tropa de Elite, parece uma paródia a um trecho do filme.

Os vídeos serão projetados até o dia 9 de dezembro, das 20h às 22h, de terça a domingo, numa tela construída no meio do jardim. Pega o teu chimarrão e faz esse passeio!

Nenhum comentário: