sábado, novembro 17, 2007

Para inspirar o último fim-de-semana de Bienal




Esta obra é do Jorge Macchi e se chama História de Amor. Eu não conhecia e achei muito fofa. Está escrito: PITU. Feliz dia. TE AMO con toda mi alma y mi corazón. Oscar. 21-04-99



Este trabalho também é do Jorge Macchi e foi feito em Porto Alegre com a participação da OSPA. Acho que chama Fim de Film. Eu acompanhei todo o processo dele. É uma pena que não dê para ouvir direito, o Santander estava muito cheio e barulhento, quando eu gravei. Este é apenas um trecho.



Por fim, vou transcrever aqui o conteúdo da estação pedagógica do Dario Robleto, da mostra Zona Franca, em cartaz no Cais do Porto:

"Nesses primeiros trabalhos, no caminho para tornar-me um artista, eu enfrentava um problema central: Como eu poderia apresentar a minha crença de que a arte pode mudar o mundo, se eu não tinha a habilidade técnica necessária para realizar grande parte das minhas idéias? Esse dilema me forçou, como artista jovem que era, a utilizar as forças básicas que eu tinha disponíveis. Em detrimento da tecnologia de ponta, as minhas 'ferramentas' tornaram-se a paciência, a dedicação, a concentração e o pensamento. Nesse processo, consegui explorar também uma outra importante questão: a de que o potencial artístico para mudar o mundo deveria estar disponível a todos. Que, de certa forma, o papel do artista pode ser o de ilustrar a habilidade humana de promover, com os meios mais simples, mudanças no nosso ambiente. E, que com essas pequenas mudanças, potencializadas com o poder da metáfora, a arte pode operar um re-encantamento do mundo cotidiano".

Eu fiz uma entrevista com o Dario Robleto para o site da Fundação Iberê Camargo. Para ler é só clicar aqui.

Nenhum comentário: