quarta-feira, setembro 28, 2011

Torres Garcia em Porto Alegre

Sempre que posso, na melhor das hipóteses uma vez por ano, vou para Montevideo passar um final de semana longo. Adoro aquela cidade e o descanso que ela me traz. Andar pelo centro, pelas margens do rio, parar em lugares para comer muito bem, são algumas das ofertas da cidade.

Nesses últimos anos, devo ter ido umas quatro ou cinco vezes para lá. E, sempre, visito o Museu Torres Garcia. Localizado na entrada do centro histórico, está sempre de portas abertas à espera dos visitantes.

Dessa vez, foi o Torres Garcia que veio até Porto Alegre. Está em cartaz na Fundação Iberê Camargo uma exposição de obras do artista: Joaquín Torres Garcia: geometria, criação, proporção. Talvez o que eu menos tenha visto dele, nessas minhas incursões por Montevideo, são as aquarelas e os desenhos, que coloco como os destaques da exposição em Porto Alegre. São cadernos, "anotações", ilustrações de livro, que funcionam quase como crônicas desenhadas pelo artista.

Em épocas de Bienal, em que questionamentos acerca da geopolítica estão sendo feitos, senti falta do mapa invertido proposto pelo artista, que reproduzo abaixo. Também gostaria de ver mais alguns brinquedos que o artista criou. Eles são lindos. Há um par exposto na Fundação. Talvez não houvesse espaço para mais deles na mostra, que está redonda, do tamanho certo, e é uma ótima oportunidade para usar duas horas de um dia qualquer, dando de presente ao olhar boas imagens.


Nenhum comentário: