terça-feira, março 09, 2010

Roteiro

Daqui a uns dias o Miguel Machalski estará em Porto Alegre, dando uma oficina para os projetos contemplados no Prêmio Santander. Uma dessas palestras será aberta ao público. O Miguel foi um dos meus professores no Taller Avanzado de Guión, que fiz na EITC em Cuba. Ele trabalha com consultoria de roteiro e já escreveu dois livros sobre o tema. Gosto muito dele e indico a palestra:

Oficina de Roteiro com Miguel Machalski 
Dia 22 de março, das 10h às 13h

Atividade integrante do programa de oficinas de capacitação do VI Concurso de Desenvolvimento de Projeto de Longa-metragem Santander Cultural / Prefeitura de Porto Alegre / APTC. A palestra é aberta para estudantes de cinema e interessados em geral. As inscrições devem ser feitas na bilheteria do Santander Cultural, e custam R$ 20,00. Será entregue certificado de participação após a atividade.

Palestrante: o argentino Miguel Machalski é especialista em análise e tradução de roteiros. Realiza consultorias para produtoras como a Iniciative Film - especializada em adaptações de obras literárias, a AB Svensk Filmindustry, da Suécia, e Ateliers du Cinema Européen. Consultor, supervisor, script editor e tradutor de roteiros audiovisuais em grandes produtoras francesas, Machalski irá abordar temas como a visão panorâmica do roteiro de longa-metragem e seus componentes internos e externos; estratégia e criatividade; o lugar que ocupa o roteiro na "fabricação" de um filme; o roteirista no mercado atual e em diferentes partes do mundo. Entre os projetos nos quais Miguel Machalski trabalhou como consultor estão Billy Elliot (Stephen Daldry), Tango (Carlos Saura), Mar Adentro (Alejandro Amenábar) e Menina de Ouro (Clint Eastwood).

Nenhum comentário: