quinta-feira, abril 23, 2009

Em Anexo

Em 2009, vou participar do Projeto Em Anexo, do Atelier Livre da Prefeitura, dando cinco palestras sobre cinema. O projeto tem coordenação de Ana Flávia Baldisserotto e Niura Legramante Ribeiro. Os encontros são sempre em segundas-feiras, às 19h. As inscrições podem ser feitas diretamente no Atelier Livre: Erico Verissimo, 307. Telefone: 3289 8057.

Aqui está a sinopse das palestras:

4 de maio
A linguagem cinematográfica
Uma conversa sobre a linguagem cinematográfica. Noções de seqüência, cena, plano, tomada. A narrativa, o tempo, a montagem.

8 de junho
O cinema de curta-metragem
Um olhar sobre o curta-metragem e a sua produção no RS, incluindo a produção de televisão. Reflexões sobre o papel do curta: exercício ou estética?

17 de agosto
Cinema e literatura
Quais são as possibilidades de diálogo entre o cinema e a literatura? Nesse encontro, vamos pensar sobre a adaptação de textos para o cinema.

14 de setembro
O documentário
Uma discussão sobre o cinema do real. Quais são os limites entre o documentário e a ficção? Filme para conversa: Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho.

19 de outubro
O cinema e a videoarte
Intersecções entre o cinema e a videoarte a partir do trabalho de artistas que embaralham suas fronteiras: Cão Guimarães, Miranda July, entre outros. A narrativa e o tempo.

Nenhum comentário: