sexta-feira, outubro 30, 2009

Livro 10 anos de Especiais – lançamento na Feira



Nesse domingo (1º de novembro), na Feira, será lançado um livro, em que há um texto meu: Núcleo de Especiais RBS TV – Ficção e Documentário Regional. O meu texto é "Contando Histórias na Televisão", em que falo a partir da minha experiência como roteirista e diretora.

O lançamento será às 17h30min, na Feira do Livro de Porto Alegre, pela Livraria Sulina.

O livro, que é de autoria das pesquisadoras Elizabeth Bastos Duarte, Maria Lília Dias de Castro e Ana Cristina Machado da Silveira, tem textos de Alice Urbim, Gilberto Perin, Raul Costa Jr., Carlos Gerbase, Jorge Furtado, Alfredo Barros, Fabiano de Souza, Bernardo Zortea, Camila Gonzatto, Eduardo Muniz, Cristina Gomes e Marta Biavaschi.

terça-feira, outubro 27, 2009

Avião Vermelho no Dia da Animação




O projeto As Aventuras do Avião Vermelho participa das ações comemorativas do Dia da Animação. Na quarta-feira, dia 28 de outubro, em Porto Alegre, estaremos expondo, no Vestíbulo Nobre do Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa, estudos e esboços do processo de criação dos personagens, dos cenários e das animações. O espaço estará aberto para visitação a partir das 18 horas. Às 19h30, haverá a Mostra Oficial do Dia da Animação, com filmes nacionais e estrangeiros, também na Assembléia.

As Aventuras do Avião Vermelho é um longa-metragem de animação que está em fase de produção. Baseado no livro homônimo de Erico Verissimo, o filme fala sobre a importância da imaginação. É através dela que o personagem principal – Fernandinho, um menino de 8 anos – viaja pelo mundo, supera seus medos e faz descobertas que marcarão sua vida para sempre.

Mais informações sobre o filme, estão aqui.

domingo, outubro 25, 2009

Bichanos

Fazia tempo que eu não postava fotos dos gatos. Então, só para não perder o costume:



segunda-feira, outubro 19, 2009

Lenora de Barros no Som e Sentido

Nessa terça, dia 20, acontece uma edição especial do Som e Sentido (PPGL/PUCRS), com a presença da co-curadora da Radiovisual da 7ª Bienal do Mercosul, Lenora de Barros.

Lenora atua ativamente no campo artístico desde a década de 1970. Formada em Linguística pela USP, a artista começou produzindo poesias visuais, que logo passaram a ser expressas unicamente em imagens. A partir de então, Lenora começou a construir um caminho em que usa diferentes linguagens.

É na arena do prédio 8 da PUCRS, às 18:45.

Mais informações aqui.

domingo, outubro 18, 2009

Um pouco de Bienal

No sábado de tarde, visitei as exposições do Cais do Porto da Bienal. Abaixo, registros do que achei mais legal (não necessariamente nessa ordem):






Instalação sonora Hoffmann's House, do trio José Pablo Díaz, Rodrigo Vergara e Carlos Cabezas



Vista de um dos pavilhões da mostra.




Trabalho de Daniel Sierra.




Parte do pavilhão da Mostra Absurdo. A areia faz parte da museografia. Num primeiro momento achei bem invasivo. Para pensar...




Trabalho de Daniel Acosta, na Praça da Alfândega, em frente ao Santander Cultural.




Trabalho de Daniele Buetti, talvez um dos mais urbano do Cais.




Instalação sonora do Chelpa Ferro. Gosto muito dos trabalhos deles.


Tem ainda um vídeo em stop-motion, que fica no segundo andar de uma casinha, no Pavilhão da Mostra Absurdo, que gostei bastante, mas não registrei.

Vou tentar ver MARGS e Santander logo, porque depois que abrir a Feira, vai virar uma loucura.

quarta-feira, outubro 14, 2009

O caderno vermelho



Vi O Caderno Vermelho, do Paul Auster, na livraria dia desses antes do feriado e prontamente comprei. Achei que o livro teria alguma coisa a ver com a trilogia de Nova York, que eu gosto muito. Foi um certo fetichismo em torno da tal caderneta que é bem importante na trilogia. O Caderno, na verdade, traz histórias de coicindências, que teoricamente partem da realidade de Auster. Apenas um texto fala na trilogia e não nada a ver com o objeto. De qualquer maneira, é um livro gostoso, anedótico, com diversão garantida.

terça-feira, outubro 06, 2009

Som e Sentido – Leminski

Hoje tem Som e Sentido na PUC, com obras do poeta curitibano Paulo Leminski.



Saiba mais informações aqui.

segunda-feira, outubro 05, 2009

pata pata pata
da gata
a gata é uma pata?
não é uma gata

domingo, outubro 04, 2009

quinta-feira, outubro 01, 2009

Amor


Discutir as possibilidades do amor na contemporaneidade a partir da literatura e do cinema é o objetivo do ciclo de palestras Amor na Contemporaneidade: A Fragilidade dos Laços Humanos.

Nos meses de outubro e novembro de 2009, um professor e um aluno do curso de pós-graduação em Letras da PUCRS se encarregam de propor a discussão a partir de livros e filmes previamente escolhidos.

Os encontros iniciam a partir da próxima sexta, dia 2. Confira a programação:

02/10
Livro "Primeiro Amor", de Samuel Beckett (Profa. Dra. Ana Mello/PUCRS)
Filme "Encontros e Desencontros" (Camila Gonzatto/Mestranda PUCRS)

23/10
Livro "Almoço Nu", de William Burroughs (Maurício Krebs/Mestrando PUCRS)
Filme "Crash" (Profa.Dra. Rosangela Fachel)

06/11
O Amor em Drummond (Prof. Dr. Antônio Sanseverino/UFRGS)
Filme "Não Amarás" (Vinícius Carneiro/Mestrando PUCRS)

20/11
Livro "Amor Líquido", de Zygmunt Bauman (Prof.Dr. Ricardo Barberena/PUCRS)
Filme "O Homem que amava as Mulheres" (Marcelo Noah/Mestrando PUCRS)

O evento será realizado na Arena, prédio 8, PUCRS, às 18h, com entrada gratuita.

Na terça-feira anterior aos debates, será exibido o filme da semana, na sala 305, das 17h30 às 19h20.

O evento é realizado pelo grupo de pesquisa Paisagens Identitárias na Contemporaneidade, da linha Teorias do Imaginário, que tem coordenação do Prof. Dr. Ricardo Barberena e a participação dos alunos: Camila Gonzatto, Camila Leão, Estevan Ketzer, Guilherme Zubaran de Azevedo, Julio Dominguez Aguilar, Marcelo Noah, Maurício Krebs, Pedro Mandagará e Vinícius Carneiro.

Mais informações, acompanhe o blog: http://fragmentosdesentido-pucrs.blogspot.com/